Novidades


Vaticano autoriza pela primeira vez que casais do mesmo sexo recebam bênçãos não litúrgicas

19/12/2023

Pela primeira vez, o Vaticano autorizou segunda-feira a bênção para casais do mesmo sexo e de casais “em situações irregulares” para a Igreja Católica, afirmando que “as pessoas que procuram o amor e a misericórdia de Deus” não devem ser sujeitas a “uma análise moral exaustiva”. A medida muda o entendimento da bênção ao afirmar que os casais homoafetivos poderão adquiri-la, mas não modifica a doutrina do casamento ao afirmar que ela só poderá ser dada fora dos cultos religiosos — mantendo a firme oposição a uniões entre pessoas do mesmo sexo.

Existe “a possibilidade de bênçãos de casais em situações irregulares e de casais do mesmo sexo, cujo formato não deverá encontrar qualquer fixação ritual por parte das autoridades eclesiásticas para não causar confusão com a bênção do sacramento do matrimônio”, afirma o documento do Dicastério para a Doutrina da Fé, aprovado pelo Papa Francisco.

Ao apresentar o texto, o cardeal Víctor Manuel Fernández disse que, mantendo a “visão pastoral do Papa” de “ampliar” o apelo da Igreja Católica, as novas recomendações permitiriam abençoar relações ainda consideradas pecaminosas. Na Igreja Católica, uma bênção é uma oração ou um apelo, solicitando a Deus que olhe favoravelmente para uma pessoa ou pessoas sendo abençoadas.

Em outubro, o Papa Francisco enviou uma carta a dois cardeais conservadores em que sugeriu que tais bênçãos poderiam ser oferecidas em algumas circunstâncias, desde que não fossem confundidas com o ritual do matrimônio, visto como um sacramento vitalício entre um homem e uma mulher.

O novo documento repete e desenvolve esse raciocínio, ressaltando que as bênçãos não devem ser conferidas “ao mesmo tempo que os ritos civis de união, nem em conexão com eles, nem mesmo com as vestes, gestos ou palavras próprias de um matrimônio”. Contudo, afirma que os pedidos não devem ser negados a priori, com a concessão sendo decidida caso a caso.

Compartilhe com seus amigos